Urano, o primeiro planeta trans-saturnino descoberto, tem uma inclinação axial; ele chega a girar deitado, e seu eixo de rotação é quase que aproximadamente paralelo ao plano o Sistema Solar, é isso que faz o planeta girar de lado, como se fosse uma bola rolando numa superfície. Os soltícios lá também são bem diferentes. Cada polo do planeta recebe 42 anos contínuos de luz solar, seguido de 42 anos de escuridão.
URANO (DESCOBERTO EM 1816)
O símbolo (glifo) astrológico de Urano na imagem abaixo revela duas luas crescentes, uma oposta a outra, unidas pela cruz da matéria (onde o pai, o deus e o espírito-santo existem) mas onde os dois lados miram para opostos em cima do círculo perfeito de 360 graus que representa a energia solar, o plexo do espírito. Urano simboliza o futuro, um planeta que é independente dentro do nosso sistema solar até pela sua forma de rotação pois ele tem a sua própria forma rotativa. Enquanto todos os planetas giram ao redor do Sol "em pé" com o polo norte pra "cima" e o polo sul para "baixo"; urano gira completamente inclinado de lado apontando o polo norte e o polo sul para os lados. Ele é uma mente transcendente que age de acordo com as leis emancipadas e libertas de qualquer padrão. A representação de Urano como efeito em um mapa astral, de início poderia--se dizer que ele age como um iconoclasta que destrói padrões estabelecidos com ideias originais e propósitos autonomistas. Ele manifesta uma energia excêntrica tremenda, não é atoa que a rotação dele é a única diferenciada dos demais. Essas duas meia-lua opostas (lua que representa as emoções imediatas às situações da vida, um indicador de hábitos, conjuntas à cruz da matéria - que no âmbito cristão simboliza a manifestação terrena a duras penas) representa os opostos se manifestando como "incompletas" em vida (matéria) com um um círculo perfeito de 360 graus na parte inferior do símbolo da cruz, representando o espírito de Deus (ou o sol astrológico no mapa), ou seja, a manifestação das oposições da mente consciente e inconsciente unidas na matéria ocupam um lugar elevado em comparação ao espírito. Ele ainda vai trazer questões a tona a respeito da manifestação conjunta dos sexos opostos. Haverá de existir muita expressão da liberdade!
Urano é o planeta que os astrólogos menos céticos associaram a Aquário por este signo ter uma mente mais liberta do padrão. Aquário por sua vez tem um padrão arquetípico associado ao mito de Prometeu, que deu o fogo sagrado de Zeus para a humanidade mesmo contra a vontade do próprio. Assim o ser humano começou a querer ser semelhante aos deuses. Aquário também é o signo de uma nova era astrológica que estamos adentrando. Essa era está interligada com o eixo da inclinação da terra que se move em um ciclo de padrão de equinócio diferente a cada (mais ou menos) 2.000 anos com divergências entre os astrólogos e os astrônomos. Não há uma data limite correta para a passagem de uma era à outra. É como um ciclo de crescimento do ser humano. Não há uma data específica ou um dia específico em que você fala para um criança que agora ela é pré-adolescente ou que você fala para um adolescente que agora ele é um adulto. São os aprendizados e a evolução que vai transformando tanto no exemplo do ser humano como no exemplo das eras. Eu não me aprofundarei nesse assunto das eras e como elas se transformam e passam de uma para outra pois existem vários artigos e vídeos na internet que disponibilizam esse estudo. O que eu gostaria de salientar é a interligação entre o simbolismo do planeta regente do signo de Aquário (Urano) e a era de aquário. Sabendo que o glifo de Urano representa o autoconhecimento da unidade através dos opostos, o ser humano tendo a oportunidade de sair da era de Peixes, que é uma era totalmente inconsciente, adentra a uma era de total consciência sobre o ser como um todo, que se liberta dos dogmas e cria a sua própria identidade de existência. Isso também está intimamente ligada ao avanço da tecnologia que nos permitiu o transplante de coração, a clonagem de mamíferos, o estudo mais aprofundado da molécula do DNA, descobrir a fissão nuclear, explorar o espaço (dentre vários outros avanços tecnológicos, filosóficos e humanísticos que ainda estão por surgir). A representação de duas meia-lua opostas unidas por uma cruz, dá a ideia de que a era que o signo do planeta desse glifo irá reger, mescla não só a sexualidade dual em unicidade como a percepção maior do corpo e da mente de forma mais conectada. Urano na mitologia grega é o Deus Ouranos, deus primordial que criou os seres da Terra (juntamente a Gaia - Deusa arquetípica do planeta Terra). Isso é bem análogo á história de Prometeu, que depois de ter oferecido o fogo sagrado de Zeus à humanidade, ela começou a realmente existir e se reinventar através da revolução de sua própria existência.