O trânsito de plutão em aquário

 O trânsito do planeta plutão é irregular, assim como o trânsito de marte, que é a sua oitava menor. A irregularidade significa que plutão não passa o mesmo período nos doze signos do zodíaco. Por exemplo, hoje plutão está transitando por capricórnio desde 2008 e só entra em aquário em 2023, ou seja, ele está levando 15 anos para percorrer os 30 graus de capricórnio. O tempo do trânsito aumenta quando ele entrar em aquário, pois lá ele permanece vinte anos. De 2023 até 2043.


 O signo de aquário é o signo oposto complementar de leão, signo de trabalha o ego individual. Aquário trabalha o coletivo. A última vez que plutão esteve em aquário foi entre os anos de 1777 e 1797. Período que ficou marcado pela revolução francesa. Naquela época a população da França estava passando por uma grande crise que fez com que a fome viesse a assolar os franceses, principalmente os de classe baixa, os agricultores e camponeses. Devido aos períodos de invernos rigorosos a população não tinha como se sustentar. O rei Luís XVI por sua vez não parecia se importar pelas devidas crises e foi pego fugindo da frança em direção ao império austríaco. O que sucedeu foi que a população, de tanta raiva do descaso, encheu as ruas protestando contra o rei, que posteriormente foi levado a guilhotina. Esse caso também abriu portas para a queda da monarquia em diversos outros impérios, que ao exemplo da França, destituiu o poder dos reis.

 Foi a primeira vez que uma sociedade lutou para que um rei fosse punido por seus descasos com a população. O primeiro passo tinha sido dado. O espírito da revolução se abrangeu para outros territórios e a monarquia ao redor do mundo foi aos poucos perdendo seu lugar para os processos substanciais que levaram a maioria dos países a adotar uma outra forma de governo. Mais de 160 anos depois, aqui estamos nós, vivendo os poucos meses que faltam para a nova passagem de plutão pelo signo de aquário. Não seria surpresa eu comentar sobre a instalação de outra forma de governo mundial. Dessa vez é bastante importante levar em consideração que o trânsito de plutão em aquário acontece logo em seguida da grande mutação que ocorreu em dezembro de 2020, quando júpiter e saturno, planetas conhecidos por demarcar ciclos, fecharam seu ciclo de 800 anos no signo de aquário. A grande mutação trabalha os rumos da sociedade em períodos demarcado por suas conjunções menores de 20 em 20 anos. Plutão transitará no mesmo signo, salientando a importância de se trabalhar a consciência coletiva em prol do novo rumo social.

 A revolução francesa teve como lema os três pilares da consciência vigente que ainda hoje consta na constituição francesa de 1946 e 1958, "igualdade, liberdade e fraternidade". A revolução francesa também foi a responsável pela criação da declaração dos direitos do homem e do cidadão, documento culminante publicado em 26 de agosto de 1789 em plena revolução, usado décadas mais tarde como referência na criação da declaração dos direitos do ser humano pela ONU (organizações das nações unidas) em 1948. Um detalhe que chama bastante atenção é que o signo de aquário é um signo progressista e visionário, ligado ao futuro e que abraça a modernidade. Me parece bastante propício que a declaração dos direitos do homem e do cidadão criada durante o último trânsito de plutão em aquário tenha sido usada décadas depois como base dos direitos universais da organização das nações unidas. É fato que a consciência coletiva lidera o caminho que traçamos em nosso percurso como sociedade. Tudo que vivemos, toda cultura, toda luta social e toda estrutura geopolítica global que entendemos como sendo a estrutura vigente atual é traçada pela consciência coletiva. Os períodos que plutão transita em aquário exaltam o desejo social de rumar em direção ao que se acredita ser o caminho certo. Plutão é o deus do submundo, representa as leis mais profundas do nosso cerne responsável pelas transformações da vivência submergindo nos momentos mais oportunos que estão interligados com nosso trajeto almático. Plutão é esse submundo que irrompe, é o submundo com o qual não temos armas pra lutar, pois como já dizia no mito de Hades, ele usa um capacete de invisibilidade.

 É de se esperar que venha a surgir algum movimento de união política globalizada entre diversos países do planeta, a começar pelos países mais progressistas, claro. Um grande exemplo de como poderia vir a funcionar esse processo é a união europeia, que tem como lema oficial a "união na diversidade" e a unificação da sociedade dos países membros bem como assegurar a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais e legislar em conjunto os assuntos comuns do comércio, da agricultura, da pesca e do desenvolvimento em geral. Os cidadãos dos países membros da união europeia vão as urnas em conjunto para escolher seus representantes coletivos a cada cinco anos. Inclusive, a composição do mapa da união europeia calculado para o tratado de maaschtricht tem uma bela conjunção tripla em aquário, com o sol, mercúrio, saturno e lilith. Observa-se que saturno está dignificado pois ele é o regente tradicional de aquário e representa a grande seriedade na união congregada do tratado.


 O mundo viveu o início de uma primeira pandemia pós globalização moderna que começou no final de 2019. Me parece bastante viável o surgimento uma nova filosofia ou pensamento que trabalhe a interconectividade global, pois o espalhamento do vírus no globo começou a dar indícios que a saída para essas ameaças é o cumprimento de integralização das nações assim como fez a união europeia em pequena escala, pois todos nós somos de alguma forma afetados pelas situações e decisões, mesmo que mais internas, dos países ao redor do mundo.

 
Nós já podemos vislumbrar o ciclo começando a tomar forma a fim de se repetir, pois hoje vemos o grande número de reinvindicações das diferentes classes sociais e culturais pelos seus direitos e suas liberdades que comumente são cerceadas. Esses 20 anos do transito de plutão em aquário trabalhará o respeito mútuo de uma nova sociedade integrada, pois cada vez mais as diferentes culturas se interconectam através das redes sociais, pois aí o contato é imediato, não há barreiras.